quarta-feira, 23 de abril de 2014

Revolução do 25 de Abril

No dia 25 de abril é feriado em Portugal. Neste dia, em 1974, fez-se uma revolução muito importante para o nosso país: a Revolução dos Cravos.

Antes desta Revolução, os portugueses viviam em Ditadura. Por viverem em Ditadura, não podiam expressar as suas opiniões, não podiam votar e eleger quem queriam que governasse o país, nem tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o Governo... 

Havia uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do Governo. Era a PIDE (Polícia de Intervenção de Defesa do Estado).

Nessa altura as pessoas não podiam ler os livros,  ouvir as músicas ou ver os filmes que queriam, porque muitos deles eram censurados/proibidos.

 Os rapazes e as raparigas tinham que andar em escolas separadas e brincar em recreios separados. As meninas não podiam usar calças. Não era permitido beber coca-cola. Os rapazes, quando cresciam, eram obrigados a ir para a tropa e ir para a guerra em África. As pessoas não podiam conversar livremente...

As pessoas viviam infelizes e com medo.

Com a Revolução do 25 de Abril, os portugueses recuperaram a Liberdade que tinha sido tirada por António de Oliveira Salazar. Salazar foi o grande responsável pela Ditadura em Portugal!

Os militares do MFA (Movimento das Forças Armadas) foram os responsáveis pela Revolução do 25 de Abril. Eles conseguiram expulsar os homens que governavam o país, nomeadamente Marcelo Caetano, que tinha substítuido Salazar e que na altura era o Presidente do Conselho de Ministros.

  

Os militares criaram um plano, mas tinham que comunicar entre eles, através de códigos e «senhas»!

Na noite de 24 de abril, a música «E Depois do Adeus», do cantor Paulo de Carvalho, foi a primeira senha. Queria dizer que os militares podiam avançar.


A segunda senha foi a música «Grândola Vila Morena», de Zeca Afonso. Quando esta música passou na rádio, os militares já sabiam que o plano estava a correr bem e que podiam continuar a executá-lo.


Depois de invadirem a rádio, a televisão, as fronteiras e o aeroporto, fez-se um comunicado na televisão. Se quiseres ouvir esse momento, clica no filme.


Esta Revolução ficou conhecida como a Revolução dos Cravos, porque as floristas ofereceram cravos aos militares e estes colocaram os cravos nos canos das espingardas.

O cravo passou a ser o símbolo do 25 de Abril, o Dia da Liberdade.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia Mundial da Árvore

No dia 21 de março comemorou-se o Dia Mundial da Árvore. Mas não é só nesse dia que devemos cuidar da natureza...
Todos os dias devemos contribuir para melhorar o meio ambiente. Por isso, hoje demos o nosso contributo: arregaçamos as mangas e plantamos uma árvore num dos canteiros do recreio da nossa escola.

Primeiro misturamos o fertilizante com a terra.
 
 
 
 

Depois transplantamos a nossa árvore. 
 
 
A seguir colocamos dois tutores para ajudar a segurar a árvore.
 
 
Colocamos mais terra.
 
  

Fizemos uma caldeira à volta da árvore.
 

Depois regamos.
 
  

Agora só temos de continuar a cuidar bem da nossa magnólia e regá-la todas as semanas.



Ainda vimos uma exposição e tivemos a oportunidade de aprender mais sobre as árvores.
 
 
  
   
   
 No fim, realizamos jogos relacionados com o Dia Mundial da Árvore.