domingo, 11 de maio de 2014

Na sexta-feira, a Carolina Carvalho leu-nos o livro «O feiticeiro Horácio e o rato-do-campo».
Nesta história, o rato-do-campo, passa por algumas aflições por causa do seu tamanho.
Quando os seus amigos não quiseram jogar às escondidas com ele, por ele ser tão pequenino e ganhar sempre, ele decidiu procurar a ajuda do feiticeiro Horácio. 
Depois de tomar a poção mágica do feiticeiro, ficou tão grande que não conseguia esconder-se no jogo das escondidas, não cabia na sua casinha e quase que pisava a sua amiga centopeia.
Quando o efeito da poção passou e ele voltou ao seu tamanho normal, o ratinho sentiu-se aliviado e os seus amigos muito contentes.
 
Obrigada, Carolina, por nos apresentares um livro que lembra como nos devemos aceitar e valorizar, independentemente do nosso tamanho ou do nosso aspeto físico.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

As Maias


Em Lagos, o mês de maio está associado à tradição das MAIAS.  É uma tradição muito antiga e já nem se sabe bem ao certo a sua origem.Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual se dançava durante toda a noite do primeiro dia de maio.

 
Este ritual relacionava-se com o início da primavera, com o começo de um novo ano agrícola e com a fertilidade.
 
 
 
 
Atualmente, as Maias são bonecas de trapos, vestidas com trajes típicos e enfeitadas com flores, retratando algumas das atividades quotidianas.
 
Ao longo do mês, poderás ver Maias expostas em janelas, portas, varandas, pátios, ruas e nos mercados da cidade. É uma forma de as pessoas recordarem e manterem esta tradição.



Texto adaptado a partir do site www.cm-lagos.pt