segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O Império Romano



Para recordares e saberes mais sobre o Império Romano, clica na ligação http://www.ribatejo.com/hp/
A seguir, clica em «Histórias» e depois em «Os Romanos na Península Ibérica».



Podes ainda ver alguns filmes. Basta clicares na ligação http://009espioes.blogspot.pt/2012/05/historia-em-filme.html




sábado, 28 de novembro de 2015

Comunidades recoletoras e comunidades agro-pastoris

Para recordares como é que as comunidades recoletoras e as comunidades agro-pastoris viviam, a que atividades se dedicavam, como se vestiam e o que comiam, clica nas ligações seguintes:

(Clica em «História de Portugal», na coluna lateral. Depois, clica em «Primeiros Povos».)



Comunidades recoletoras:
http://www.prof2000.pt/users/maria_soa/prehistoria1.htm






Comunidades agro-pastoris:
http://www.prof2000.pt/users/maria_soa/prehistoria2.htm



quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Biblioteca digital

Agora, podes ler e ouvir ler histórias num sítio novo. Clica na ligação seguinte e escolhe o livro de acordo com a tua idade e o teu interesse.


Boas leituras!


Nuvens na cabeça


Hoje o Micael, no momento de Ler e Contar, apresentou-nos o livro «Nuvens na Cabeça».
Esta história foi escrita por Susana Amorim e conta a história de uma menina, a Eva, que descobriu como afastar as nuvens cinzentas e pesadas que teimavam em acompanhá-la para todo o lado. 



Obrigada, Micael, por partilhares um livro tão interessante!

domingo, 15 de novembro de 2015

Biografia de José Fanha


José Fanha é o escritor que virá à nossa escola no dia 9 de dezembro.

Nós já lemos e explorámos três dos seus livros e gostámos muito.





Se quiseres saber saber como surgiu a sua paixão pela leitura e pela escrita, como tem sido a sua vida pessoal e profissional, então clica na ligação seguinte. 

http://www.nonio.uminho.pt/netescrita/autores/jfanha.html

Nesta autobiografia, o escritor também fala da sua relação com o escritor José Jorge Letria e do cantor e compositor Zeca Afonso (lembras-te dele?).





Doação de livros

Esta semana, o Simão Pinguinha voltou a trazer livros para 
a biblioteca da nossa escola.





Obrigada, Simão, pela tua generosidade.



quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Dia Mundial do Cinema

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Cinema, por isso é um excelente dia para partilharmos dois filmes: «Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore» e «Oktapodi».

«Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore» venceu o Oscar de Melhor Curta Metragem de Animação, em 2012.
Este filme mostra o poder dos livros sobre nós e de como estes nos transportam para mundos e caminhos diferentes daqueles a que estamos habituados.



«Oktapodi» é um pequeno filme de animação e é muito divertido! Ganhou o Oscar Melhor Curta Metragem de Animação, em 2009.








quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Oferta de livros

A Maria Luísa e o Simão Pinguinha contagiaram alguns colegas com a vontade de oferecer livros à biblioteca da nossa escola.

Hoje,a Natacha trouxe uma mala cheia de livros!













Eram tantos livros, que a Natacha precisou de
alguns ajudantes...




Obrigada, Natacha. A biblioteca ficou mais rica.





Dia especial

Hoje foi um dia muito especial... 

Foi um dia cheio de recordações, partilhas, surpresas, emoções e miminhos.

Obrigada, a todos.

É uma felicidade ter-vos na minha vida. Ficam, para sempre, no meu coração.





domingo, 1 de novembro de 2015

Halloween e o Dia de Todos os Santos



Origem do Halloween 
        
     O Halloween ou o Dia das Bruxas, é celebrado na noite de 31 de outubro. Originalmente, o Halloween era um ritual dos celtas, um povo que habitou o Reino Unido (Inglaterra, Irlanda, País de Gales e Escócia), centenas de anos antes de Cristo. Para os celtas, a noite de 31 de outubro indicava o início de Samhain, uma importante celebração que marcava três factos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e o início do inverno, a «estação da escuridão e do frio», que era um período associado aos mortos.
           Nessa noite, segundo a mitologia desse povo, era possível entrar em contacto com o mundo dos mortos. Como se acreditava que esse contacto libertava todo o tipo de espíritos, as pessoas acreditavam que, durante aquela noite, fantasmas, demónios e fadas ficavam à solta. Para representar esse caos sobrenatural, os celtas fantasiavam-se com peles e cabeças de animais abatidos para o inverno.
          A crença nos espíritos também despertou outros costumes típicos da festa, como o uso de leite e comida para acalmar os visitantes do além (foram substituídos por doces). Também tinham o hábito de acender fogueiras para espantar os espíritos.
          Mais tarde, na tentativa de acabar com os festejos pagãos, o papa Gregório III consagrou o dia 1 de novembro para a celebração de Todos os Santos. Surgiu daí a palavra halloween, originada de all hallows eve, que em português quer dizer "Dia de Todos os Santos".


As celebrações do Halloween

 em diferentes países do mundo



       O Dia das Bruxas ou Halloween é celebrado um pouco por todo o mundo, mas é uma data especial em países como os Estados Unidos da América, Canadá, Irlanda e Inglaterra.  A Irlanda é considerada o «berço» da tradição do Halloween. 
       Na noite de 31 de outubro, os adultos comemoram construindo fogueiras e as  crianças mascaram-se com visuais assustadores e percorrem as ruas em grupo, batendo de porta em porta a pedir guloseimas às pessoas, exclamando «tricks or treats», que em português quer dizer «doçura ou travessura». Se as pessoas não lhes derem doces ou guloseimas, as crianças têm permissão para fazer uma travessura.


      Os símbolos deste dia são as abóboras, as bruxas, as aranhas, os morcegos e as velas, entre outros.


       O Halloween é mais celebrado nestes países, noutros celebra-se o Dia de Todos os Santos, como em Portugal, ou o Dia de Los Muertos, no México.  


Dia de Todos os Santos em Portugal
      
          O Dia de Todos os Santos é comemorado no dia 1 de novembro  e é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas visitam os cemitérios e enfeitam as sepulturas dos seus familiares, com ramos de flores e velas. Antes da visita aos cemitérios, realizam-se missas nas paróquias.
          Apesar do Halloween não ser uma tradição tão forte em Portugal, esta festa também se celebra no nosso país, sobretudo pelas crianças e jovens que saem à rua para fazerem travessuras. Antigamente,  era costume as crianças saírem à rua para pedir «Pão por Deus». Esta tradição tem vindo a ser substituída pelo «Doce ou travessura?» 
         Em Montalegre, na Noite das Bruxas, realizam-se encenações especiais neste dia e em todas as sextas-feiras 13.

        Se quiseres saber mais sobre o Dia de Todos os Santos e o «Pão por Deus», então clica na ligação seguinte:
http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Sabias&ID=311


Dia de los Muertos no México
     
          No México comemora-se o Dia dos Anjinhos, no dia 1 de novembro. Este dia também é chamado «Dia dos Inocentes», pois celebra a memória das crianças falecidas antes de serem batizadas. O Dia de Los Muertos é celebrado no dia 2 de novembro e é bastante difundido no país. As pessoas festejam, levando aos túmulos tudo aquilo que a pessoa falecida mais gostava.
          Para o povo mexicano, o período de 31 de outubro a 2 de novembro simboliza a renovação e a aceitação da morte como parte da vida, pois a morte chega para todos. Nestes dias, os parentes e amigos reúnem-se para comer e beber, e ficam à espera dos falecidos pela madrugada.
           A caveira mexicana é o principal símbolo deste evento, por isso está presente em todas as celebrações. Ela é vista como a parte mais importante do corpo, porque carrega as memórias. Também simboliza a vida e afasta os maus espíritos.
             A caveira mexicana é estilizada, colorida e decorada com desenhos de flores. Além das máscaras, também aparece em forma de pulseiras, doces e diversos objetos.


Deixamos aqui dois filmes sobre o Dia de Los Muertos, 
que vimos na nossa sala de aula.




             A seguir, podes ouvir uma música animada...




Se quiseres pintar uma caveira mexicana, basta imprimires as imagens seguintes.