D. Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal. Era filho de D. Henrique de Borgonha e de D. Teresa, filha do rei de Leão de Castela.
No final do século XI, D. Afonso VI, rei de Leão e Castela, deu a mão da sua filha D. Teresa e o Condado Portucalense a D. Henrique. Esta foi a forma de o recompensar por ele o ter ajudado nas batalhas contra os Muçulmanos.
D. Henrique desejava que o Condado se tornasse independente do rei de Leão e Castela, mas morreu em 1112 sem o conseguir. Nesta altura, Afonso Henriques, seu filho, era ainda menor, por isso quem ficou a governar o Condado Portucalense foi D. Teresa.
Quando D. Afonso Henriques já tinha a maioridade, revoltou-se contra a mãe, pois ela governava de acordo com a vontade do rei de Leão e Castela e ele, tal como o seu pai, queria a independência do Condado.
Em 1128, D. Afonso Henriques lutou contra a mãe e as suas tropas na Batalha de S. Mamede e venceu. A partir daí, D. Afonso Henriques assumiu o governo do Condado Portucalense.
Em 1143, com o Tratado de Zamora, o rei de Leão reconheceu a independência do Condado Portucalense, que passou a chamar-se reino de Portugal.
D. Afonso Henriques, além de lutar contra o rei de Leão para conseguir a independência, também lutou contra os Muçulmanos para tentar alargar o território.
Em 1139, travou e venceu a Batalha de Ourique. Nesta batalha derrotou cinco reis Muçulmanos. Este facto ficou simbolizado na bandeira de Portugal, através das cinco quinas (escudos azuis).
D. Afonso Henriques faleceu em 1185, depois de governar Portugal durante 57 anos. Ficou conhecido pelo cognome de «O Conquistador». Nesta altura, Portugal já se estendia até ao Alentejo.
Os seus sucessores continuaram a tentar conquistar território aos Muçulmanos.
Em 1249, o reino do Algarve passou a integrar o de Portugal.
Em 1297 os limites do território português ficaram definidos no Tratado de Alcanises. Este Tratado foi assinado pelo rei de Portugal e o rei de Castela.
Deixamos aqui um filme que conta esta história de uma forma divertida.
D. Afonso Henriques deu início à 1.ª dinastia, a Dinastia Afonsina ou de Borgonha.
Uma dinastia é o período em que reis, príncipes e rainhas, pertencentes à mesma família, se mantém no poder. Na monarquia, o perder transmite-se de forma hereditária (de pai para filho, de irmão para irmão...).