segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O que fazer em caso de incêndio?



Sabes o que deves fazer se houver um incêndio na tua escola?

Todas as escolas têm um plano de emergência para que, no caso de uma situação de emergência, todos consigam sair da escola em segurança.
O sinal de alarme é um sinal sonoro que todos devem conhecer. Se houver uma situação de emergência e o sinal de alarme tocar, tem de se fazer a evacuação da escola.

Plano para Sair da Escola (Evacuação)

O que deves fazer:

  • Não te preocupes com o material escolar, deixa-o ficar onde estiver;
  • Todos os alunos devem sair em fila indiana, sem correr, mas a passo rápido e encostados à parede. O aluno que vai no início da fila é o chefe de fila e o professor é o cerra fila, porque vai no fim da fila e fecha a porta da sala depois de verificar que não ficou ninguém para trás;

  • Junto às escadas e às saídas deve estar sempre um sinaleiro que te vai indicar qual o melhor caminho a seguir. Segue sempre as suas instruções;
  • Nunca pares em portas ou escadas para não bloqueares o caminho;
  • Dirige-te para o Ponto de Encontro e não saias desse local, seja por que motivo for, até que a tua professora te dê novas indicações;
  • Se estiveres sozinho, deves seguir de forma ordeira para o Ponto de Encontro, seguindo as indicações dos sinaleiros e respeitando as regras de segurança.


Os planos de emergência devem ser treinados muitas vezes, para que todos conheçam o percurso que têm que fazer no caso de uma emergência, para que ninguém se perca e para que todos consigam chegar rapidamente e em segurança ao Ponto de Encontro.

Se as tuas roupas começarem a arder…
No caso de teres fogo nas tuas roupas nunca deves correr! Deves deitar-te no chão e rebolar para apagar as chamas.


4 comentários:

  1. Eu já sabia isso fui bom recordar só aprendi no dia que deu o alarme ,eu me assustei ,e tive pena da Celina.Leonor

    ResponderEliminar
  2. Maria Luísinha04/12/13, 20:33

    Eu fiquei assustada quando tocou o alarme da escola.

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei de aprender o que devo fazer em caso de um incendio.
    CAROLINA SILVA

    ResponderEliminar
  4. Acho bem que tenhas aprendido Carolina Silva. Goncalo

    ResponderEliminar