segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Projeto Brincar com as Palavras

Ao longo das duas últimas semanas, a nossa turma foi a responsável pela dinamização do projeto Brincar com as Palavras.

A primeira semana, foi dedicada a quatro escritores portugueses: Luísa Ducla Soares, António Mota, José Jorge Letria e Alice Vieira. Dedicámos cada dia da semana a um escritor e na 6ª feira  compilámos os livros dos quatro autores.

 Além de selecionarmos livros do autor em destaque e de partilharmos a sua biografia e bibliografia, também criámos a «Hora do Conto», em que nós líamos dois livros desse autor.



Na 2ª feira o destaque foi para a Luísa Ducla Soares. A Maria Luísa leu «Gente Gira» e a Leonor leu «A Festa de Anos».




Na 3ª feira o dia foi dedicado ao António Mota. O Gonçalo leu «O Nabo Gigante» e o Micael leu «A Galinha Medrosa».



Na 4ª feira foi o dia do José Jorge Letria. A Celina leu «Letras e Letrias» e a Leonor leu «Zé Pimpão, o Acelera».





Na 5ª feira dedicámos o dia a Alice Vieira.  A Bianca leu «Livro com Cheiro a Chocolate».



Na 6ª feira, a Graça leu «O Casamento da Gata», da Luísa Ducla Soares, e a Alexandra leu «Se tu visses o que eu vi», do António Mota.






Na segunda semana, criámos dias temáticos. 

Na 2ª feira partilhámos as nossas sugestões de leitura, com alguns dos livros que gostámos de ler.




Na 3ª feira o tema foi Músicas e Letras, em que pudemos ouvir algumas das nossas músicas portuguesas preferidas e ensinámos as respetivas letras.





Para 4.ª, 5.ª e 6.ª feira tínhamos planeado apresentar as peças de teatro «A Casa da Mosca Fosca» de Eva Mejuto, «A Raposa e o Corvo» e «História de um Papagaio»,  de António Torrado, mas, como houve alguns imprevistos, não as pudemos apresentar.

Iremos apresentá-las nos próximos dias 11 e 12 de fevereiro. Depois contamos como foi.

Até agora, os nossos colegas aderiram muito bem às nossas atividades. Nós adorámos fazê-las!





10 comentários:

  1. Maria Luísinha09/02/16, 12:08

    Adorei ler para os meninos,espero que eles tenham gostado.Acho todos os que lemos ,lemos bem.Estou ansiosa por fazer o teatro«História de um Papagaio»
    Professora em que dia é que vamos fazer os passatempos???????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, os passatempos serão propostos amanhã e na 6.ª feira. Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Adorei ouvir os meus colegas a ler histórias e dançar. Alexandre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. carolina silva12/02/16, 18:18

      Eu vi te dançar Alexandre.Estavas um muito inergético.
      Mas também gostei de dançar.

      Eliminar
  3. Beatriz Silva09/02/16, 21:44

    Gostei muito do projecto «Brincar com as palavra.

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei muito da hora do conto porque eu li para os meus amigos e colegas . Eu também gostei da leitura que os meus colegas fizeram . No dia da música eu gostei de cantar e dançar . Bianca

    ResponderEliminar
  5. carolina silva12/02/16, 18:27

    Eu adorei ler para os meninos, espero que eles tanham gostado e acho que todos lemos expetacularmente
    Adorei a segunda semana, o dia das músicas foi o que mais gostei e espero que voces tanham gostado.

    ResponderEliminar
  6. Não gostei quando o Martim Pereira cuza-se comigo quando eu não tinha colegas para me ouvir a ler mas também eu te desculpo vamos o que interessa gostei de ler para os meus amigos colegas e do 1-ano e do 2-ano.Gostaria de dançar melhor de cantar melhore.beijinhos professora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu cantas e danças muito bem e todos gostaram de te ouvir ler, Graça. Eu gostei. Um beijinho

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar