quarta-feira, 20 de abril de 2016

Revolução de 25 de Abril de 1974

A 24 de abril de 1974, um grupo de militares portugueses, intitulado MFA (Movimento das Forças Armadas), levou a cabo um ataque militar para acabar com a ditadura que existiu em Portugal, durante 48 anos.

A estratégia foi muito bem planeada, durante vários meses, para que no dia 24 tudo corresse bem.

Na madrugada de 24, os militares ocuparam alguns pontos estratégicos: os aeroportos, a rádio, a televisão, os ministérios, as fronteiras e o quartel do Carmo, onde Marcelo Caetano se tinha refugiado. 

Marcelo Caetano era o chefe de Governo na altura, porque tinha sucedido Salazar, em 1968, 
quando Salazar caiu de uma cadeira e ficou incapacitado de continuar a governar.

Os militares do MFA conseguiram que Marcelo Caetano e as forças do Estado Novo (Ditadura) se rendessem e Portugal passou a viver em Democracia.

Fica aqui um pequeno filme que faz um resumo do que se passou antes e depois do 25 de Abril de 1974.


Se quiseres recordar outros pormenores sobre esta revolução, como ouvir as músicas que serviram de senha ou ver o primeiro noticiário após a revolução, podes clicar na ligação seguinte que te leva diretamente para outra notícia que publicámos aqui em 2014: http://ospequenosoperarios.blogspot.pt/search?q=revolu%C3%A7%C3%A3o

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Com a expansão marítima (séc. XV) os navegadores portugueses conheceram outros povos com os quais estabeleceram trocas comerciais e culturais: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor e Goa, Damão e Diu (estes três na Índia).

Por essa razão, alguns destes povos começaram a falar a língua portuguesa e mantiveram o português como língua oficial, mesmo depois de se terem tornado independentes, depois da Revolução do 25 de Abril, em 1974. São os países lusófonos.

Países lusófonos ou da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa):
     Brasil
     Cabo Verde
     Guiné Bissau
     São Tomé e Príncipe
     Angola
     Moçambique
     Timor Leste

Podes ver no mapa a localização dos países lusófonos.



Recentemente, a Guiné Equatorial passou a fazer parte dos países da CPLP, embora não se fale o português. O espanhol é a 1ª língua oficial.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Concurso de Leitura Expressiva




Hoje fomos ao Centro Cultural de Lagos, para assistir e participar no concurso de Leitura Expressiva.




Cada turma do 4º ano, do nosso Agrupamento, selecionou um aluno para concorrer e, no nosso caso, escolhemos a Carolina Silva.



Todos leram muito bem!

Depois, fizemos um intervalo para lancharmos, enquanto o júri decidia quem ganhava. A escolha foi difícil, porque todos cumpriram bem os critérios em que estavam a ser avaliados.


Quando voltámos para o auditório, estávamos nervosos e ansiosos, mas não soubemos logo o resultado...

Os alunos do secundário, do 2º e do 3º ciclo, que também ganharam o concurso de leitura, vieram ler para nós. Leram duas histórias do José Fanha, que era o nosso escritor convidado.

A seguir, chamaram os concorrentes e os seus professores ao palco, para anunciarem os resultados.

Começaram por dar certificados de participação às turmas participantes. 


Depois atribuíram uma menção honrosa ao Tomé, da turma 7, da nossa escola; o 3º lugar foi para a Júlia da escola da Luz; o 2º lugar foi para a Leonor, da turma 10 da nossa escola e, quando chegou o momento de anunciar o 1º lugar, nós estávamos mais confiantes e...


GANHÁMOS!

A Carolina representou muito bem a nossa turma e está de parabéns!




 MERECEU O PRÉMIO!




Se quiseres ouvir novamente o excerto da história «O dia em que a Barriga Rebentou» que a Carolina leu, podes fazê-lo agora.


Parabéns, Carolina!



(texto coletivo)




sexta-feira, 8 de abril de 2016

Artistas...

Hoje, no momento «Ler e Contar», o Martim P. fez uma comunicação diferente! Trouxe-nos alguns quadros que a sua avó fez. Adorámos! Eram lindíssimos! Parabéns, à avó do Martim, pelo seu talento. E obrigada por lhe ter emprestado os quadros, pois gostámos muito.




Por causa desta comunicação, acabámos por falar de um outro artista português: o Rui Zilhão. A professora gosta muito do trabalho dele, mas isso não é de estranhar...

Este artista tem-se dedicado mais, nos últimos anos, ao retrato e à caricatura. Ficam aqui algumas caricaturas, de algumas personalidades que talvez conheças.

Cristiano Ronaldo (futebolista português)
Bob Marley (músico)
Brad Pitt (ator)
David Bowie (cantor e compositor)
Albert Einstein (físico muito conhecido - desenvolveu a teoria da relatividade)
Rui Unas (comediante português)
U2 (banda irlandesa)
Se quiseres espreitar a página deste artista, clica na ligação seguinte. http://ruizilhao-retratos-caricaturas.blogspot.pt/

Lá, poderás ver mais trabalhos seus. 



Feira do Livro

Ao longo desta semana decorreu, na nossa escola, a Feira do Livro.

Pudemos ver, ler e comprar livros muito interessantes!