A 24 de abril de 1974, um grupo de militares portugueses, intitulado MFA (Movimento das Forças Armadas), levou a cabo um ataque militar para acabar com a ditadura que existiu em Portugal, durante 48 anos.
A estratégia foi muito bem planeada, durante vários meses, para que no dia 24 tudo corresse bem.
Na madrugada de 24, os militares ocuparam alguns pontos estratégicos: os aeroportos, a rádio, a televisão, os ministérios, as fronteiras e o quartel do Carmo, onde Marcelo Caetano se tinha refugiado.
Marcelo Caetano era o chefe de Governo na altura, porque tinha sucedido Salazar, em 1968,
quando Salazar caiu de uma cadeira e ficou incapacitado de continuar a governar.
Os militares do MFA conseguiram que Marcelo Caetano e as forças do Estado Novo (Ditadura) se rendessem e Portugal passou a viver em Democracia.
Fica aqui um pequeno filme que faz um resumo do que se passou antes e depois do 25 de Abril de 1974.
Se quiseres recordar outros pormenores sobre esta revolução, como ouvir as músicas que serviram de senha ou ver o primeiro noticiário após a revolução, podes clicar na ligação seguinte que te leva diretamente para outra notícia que publicámos aqui em 2014: http://ospequenosoperarios.blogspot.pt/search?q=revolu%C3%A7%C3%A3o
Ainda bem que acabaram com a Ditadura!
ResponderEliminarEu estou a gostar deste dia.Quando fui passear a Alvor e bebi uma bebida num bar,ouvi a canção do Zeca Afonso que era a senha par o 25 DE ABRIL.
ResponderEliminar